O Tirfor se trata de um equipamento destinado principalmente para a movimentação por meio de arraste e levantamento de cargas vertical e horizontalmente. Ele possui uma carcaça de alumínio de alta resistência e é extremamente útil em construções civis, industriais, empresas siderúrgicas e para processos de montagem de estruturas metálicas.
O Tirfor é um equipamento leve eficiente para realizar a ancoragem de cargas pesadas com segurança. Vale ressaltar a importância de utilizar o equipamento dentro da sua capacidade ideal, evitando qualquer tipo de acidente.
Você encontra modelos de tirfor de 1600 kg a 3200 kg, cabendo ao cliente determinar a capacidade que melhor atende às suas necessidades. Para evitar qualquer tipo de intercorrência, é indispensável informar a capacidade do tirfor na hora da locação, eliminando o risco de utilizar um equipamento com a capacidade inferior a necessária.
Manter esses cuidados são fundamentais para garantir a segurança do responsável por manusear o tirfor, além de mantê-lo em bom estado de uso e alta durabilidade.
Características do Tirfor
Antes de alugar o tirfor, é preciso saber as características do modelo disponível, garantindo a locação do equipamento adequado. Pensando nisso, separamos as características do modelo disponível para locação para que você:
• Capacidade: 1600 e 3200 Kg (lembre-se de verificar a capacidade adequada de uso).
• Comprimento do cabo:o comprimento padrão do cabo é de 20 metros, podendo ser também de 30, 40 ou 50 metros, a depender do modelo.
• “Cabo: 7/16” (11 mm) e “5/8” (16 mm).
• Redução: 45:1 e 90:1.
• Peso: 11kg (para capacidade de 1600kg) e 21 Kg (para capacidade de 3200 kg).
Acessórios do Tirfor
Veja os acessórios que acompanham o Tirfor:
- Cabo de aço.
- Moitão.
Vantagens do Uso de um Tirfor
As vantagens de utilizar um Tirfor são inúmeras e a principal está relacionada ao fato de o equipamento permitir dobrar a capacidade de carga caso seja adicionado uma polia. Assim, por meio do uso das polias é possível multiplicar a capacidade de uso de um tirfor, tornando o peso da carga mais leve. Ou seja, quanto maior for a necessidade de capacidade de uso, mais polias devem ser adicionadas para realizar o trabalho.
Um ponto a se destacar é o fato de não ter um limite para esse valor, mas é preciso ter em mente a perda com o atrito, que é estimada em 15% para cada polia que se acrescenta no tirfor. Por isso, sempre que for adicionar polias, é preciso fazer algumas contas.
Como Utilizar um Tirfor
O manuseio correto é extremamente importante para garantir a integridade física do manuseador e também manter a durabilidade e qualidade do equipamento. Dessa forma, o primeiro passo é garantir que não haja nenhum obstáculo entre o equipamento e a carga.
Também é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) antes de dar início ao trabalho.
No momento da utilização, é preciso manter o cabo totalmente esticado e após prepará-lo, mantê-lo em local adequado para executar o trabalho, sempre evitando qualquer resíduo que possa danificar ou prejudicar os mordentes do tirfor, diminuindo sua utilidade.
Vale lembrar que é um equipamento de arraste e levantamento, inclusive para longas distância, que se utiliza de um cabo de 20 metros, que pode se estender até 50 metros, caso seja necessário.
Veja também o nosso artigo sobre : Locação de Torquímetro
Entre em contato conosco
Se você está à procura de um Tirfor para alugar, na LRC Locações de Equipamentos você encontra o equipamento em perfeita condição para uso. Trabalhamos com marcas renomadas no mercado, mantendo a confiança e segurança do nosso trabalho.
Se você quer contratar o melhor serviço disponível no mercado, entre em contato conosco agora mesmo e conheça toda nossa linha de equipamentos disponíveis.